Paulo Freire, o andarilho da utopia

reflexões para a transformação social através da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v2i2.3755

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação Brasileira, Autonomia, Transformação Social

Resumo

O artigo pretende contribuir com discussões acerca da importância de Paulo Freire para a educação brasileira. Assim nos embasamos no universo conceitual freireano, objetivando construir um diálogo com outros autores para refletir sobre a educação e a reflexão social. Para isto, realizou-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica de caráter exploratório tomando as obras de Freire, e também de outros autores para tecer as ideias do educador. Justificamos a importância deste texto como embasamento teórico-crítico contra desgovernos que ambicionam projetos que fluem na contramão da educação crítica. Assim, foi necessário contextualizar introdutoriamente o atual do cenário diante da crise pandêmica. Logo depois, temos uma síntese temporal sobre a vida de Paulo Freire, e em seguida, apresentamos as ideias trazidas pelo educador, como forma de impulsionar as reflexões para a educação. Concluindo que educação deve nos subsidiar para almejarmos a autonomia, e a transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Braga de Sousa, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Doutoranda em Educação - formação de professores, pela Universidade Estadual do Ceará.- UECE. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, Universidade Federal do Ceará - UFC. Especializações em Turismo e Hospitalidade - IFCE, e em Gestão Educacional - faculdade ISEIB/MG. Licenciada em História pela Universidade Federal do Ceará.Professora efetiva da rede estadual de educação. Foi pesquisadora-bolsista do CNPq. Possui experiência na gestão escolar nos cargos de coordenadora e diretora escolar. Foi professora do curso de Licenciatura em História no instituto INESC-IDECC, da Universidade Vale do Acaraú-CE. Atuou como professora/formadora regional, na gestão e coordenação pedagógica do programa federal de formação de professores: pacto pelo fortalecimento do ensino médio, do ministério da educação -MEC. Participante do Grupo de Estudos PEMO - Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, da Universidade Estadual do Ceará -UECE. Desenvolve seu trabalho docente, práticas pedagógicas e pesquisas principalmente nas áreas de interesse: História. história da educação no Ceará, educação, biografias de educadoras cearenses, formação de professores, ensino de história, educação ambiental, teatro, arte-educação, educação de jovens e adultos e educação popular.

Arliene Stephanie Menezes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Doutoranda em Educação-Universidade Estadual do Ceará. Mestra em Educação Física-Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas Educativas, Memórias e Oralidades-PEMO/UECE.

Referências

APPLE, W. M. l.; NÓVOA, A. Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora, 1998.

ARAÚJO, A.; SOARES, E. L. Identidade e relações étnico-raciais na formação escolar. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3628. Acesso em: 02 jan. 2019.

BANFIELD, G.; HADUNTZ, H.; MAISURIA, A. The (im)possibility of the intellectual worker inside the neoliberal university. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, set./dez., p. 3-19, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/110 Acesso em: 01 set. 2016.

BARRUCHO, L. Coronavírus: pandemia pode jogar até 14 milhões de brasileiros na pobreza, diz estudo. BBC News. Londres. 12 de junho de 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-53020785. Acesso em: 06 de jul. de 2020.

BRAGA, M. M. S. de C. Prática pedagógica docente-discente e humanização: contribuição de Paulo Freire para a escola pública. Recife: O autor, 2012.

CARVALHO, S. O. Formação Docente e Práxis Pedagógica narrativa de uma professora. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3602. Acesso em: 02 jan. 2019.

CAXILE, C. R. Memória e representação: experiências e resistências numa manifestação cultural na cidade de Fortaleza. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3599. Acesso em: 02 jan. 2019.

COSTA, M. A.; SILVA, F. M.; SOUZA, D. Parceria entre escola e família na formação integral da criança. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3476. Acesso em: 02 jan. 2019.

DINARTE, L. D.; CORAZZA, S. Espaço poético como tradução didática: Bachelard e a imagem da casa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, mai./ago., p. 135-148, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/105 Acesso em: 02 mai. 2016.

FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 6, set./dez., p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161 Acesso em: 01 set. 2017.

FERREIRA NETO, J.; DA SILVA, R. Mestre Chitãozinho e a formação dos capoeiristas no Projeto ABC do João XXIII. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3518. Acesso em: 02 jan. 2019.

FLICK, U. Introdução a pesquisa qualitativa. 3 ed. São Paulo. Artmed, 2009.

FREIRE, A. M. de A. Paulo Freire: uma história de vida. 1º ed.- São Paulo: editora paz e terra, 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora paz e terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da Tolerância. Organização, apresentação e notas: Ana Maria Araújo Freire. 2º ed. Rio de Janeiro: Editora paz e terra, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 13º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FURTER, P. Paulo Freire e Ivan Illich: das utopias pedagógicas às utopias sociais. In: APPLE, W. M.; NÓVOA, A. Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora, 1998.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas editora, 2006.

LIMA, A.; AZEVEDO, M. L. Processo de institucionalização da política nacional e estadual de formação docente: Proposições e resistências no Paraná. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, set./dez., p. 124-147, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1126/1311 Acesso em: 01 set. 2019.

LIMA, J.; SANTOS, G. Valores, educação infantil e desenvolvimento moral: concepções dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 153-170, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/275 Acesso em: 02 mai. 2018.

LOPES, A. de P. C. Legislação e processos educativos: A constituição da escola primária no Piauí (1845 a 1889). Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 10, jan./abr., p. 50-65, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/866/1081 Acesso em: 02 jan. 2019.

MACIEL, J. A.; MACIEL, J.; MENDES, A.; SILVA, J. Dialogando sobre o tema jogos populares no ensino fundamental 1. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3506. Acesso em: 02 jan. 2019.

NERYS, F.; KOEPP, J.; COSTA, B.; BARON, M. Dificuldades na consulta clínica e nutricional de surdos no Brasil: revisão de literatura. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3605. Acesso em: 02 jan. 2019.

POLAK, Y. N. de S. et. al. Dialogando sobre metodologia científica. Fortaleza: edições UFC, 2011.

RIOS, P. P.; CARDOSO, H.; DIAS, A. Concepções de gênero e sexualidade d@s docentes do curso de licenciatura em pedagogia: por um currículo Queer. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 98-117, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/272 Acesso em: 02 mai. 2018.

SANTOS, F.; GIASSON, F. Docência no Ensino Superior: formação, iniciação e desenvolvimento profissional docente. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3543. Acesso em: 02 jan. 2019.

SILVA, J.; LIMA, I.; PARENTES, M. D.; SILVA, L. Trajetórias formativas de licenciandos em matemática: percepções sobre constituir-se professor. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3478. Acesso em: 02 jan. 2019.

SMYTH, E.; HAMEL, T. The history of initial teacher education in Canada: Québec and Ontario. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 88-109, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/93 Acesso em: 02 jan. 2016.

SOARES, C.; VIANA, T. Jovita Alves Feitosa: memórias que contam a história da educação nas prisões cearenses. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 1, jan./abr., p. 140-158, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/96 Acesso em: 02 jan. 2016.

SOARES, M. P. do S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 151-171, jan./abr., 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271/1912. Acesso em: 08 de dez. 2019.

SOUSA, F. G.; FERNANDES, F. R. Análise de conteúdo de “As três Marias” e a instrução feminina cearense: práticas educativas, vigilância e transgressão. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3484. Acesso em: 02 jan. 2019.

SOUSA, N. M.; NASCIMENTO, D. A inclusão escolar e o aluno com síndrome de Down: as adaptações curriculares e a avaliação da aprendizagem. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 9, set./dez., p. 121-140, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/859/762 Acesso em: 01 set. 2018.

TORRES, C. Al. A pedagogia política de Paulo Freire. In: APPLE, W. Michael; NÓVOA, António. Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora, 1998.

TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 8, mai./ago., p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267 Acesso em: 02 mai. 2018.

VEIGA, E. Paulo Freire: como o legado do educador brasileiro é visto no exterior. BBC News. De Bled-Eslovênia. 12 jan. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46830942. Acesso em: 07 de mai. 2019.

ZUIN, A. L. A. BASTOS, E. Justiça social por meio das cotas na Universidade Federal de Rondônia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, p. 104-123, set./out., 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/945/1309. Acesso em: 08 de mai. 2020.

Publicado

2020-05-26

Como Citar

SOUSA, A. C. B. de; PEREIRA, A. S. M. Paulo Freire, o andarilho da utopia: reflexões para a transformação social através da educação. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 1–18, 2020. DOI: 10.47149/pemo.v2i2.3755. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3755. Acesso em: 21 nov. 2024.